“CURSO DE AVALIAÇÃO DE IMÓVEIS URBANOS POR ESTATÍSTICA INFERENCIAL” 29, 30 E 31 DE MAIO DE 2019

download-1O INSTITUTO BRASILEIRO DE AVALIAÇÕES E PERÍCIAS DE ENGENHARIA

IBAPE – PARAÍBA PROMOVE

“AVALIAÇÃO DE IMÓVEIS URBANOS POR ESTATÍSTICA INFERENCIAL”

 

 DATA: 29,30 E 31 DE MAIO DE 2019

 

Ministrante: ANA MARIA DE BIAZZI DIAS DE OLIVEIRA

Arquiteta e Urbanista, graduada pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Mestre em Engenharia Civil e Urbana pela Escola Politécnica da USP. Pós – graduada em Engenharia de Avaliações e Perícias pela Universidade Santa Cecília -UNISANTA – Santos–SP. Certificada em Engenharia de Avaliações pelo IBAPE NACIONAL. Presidente do IBAPE/SP- Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia de São Paulo, gestão 2009-2011. Conselheira do CAU – Conselho de Arquitetura e Urbanismo – gestão 2011-2017. Integrante da Comissão de Estudos da ABNT – COBRACON no processo de revisão das Normas de Avaliações de Bens. Professora mestre em cursos de extensão universitária na disciplina “Inferência Estatística Aplicada Engenharia de Avaliações de Imóveis” nos cursos de pós – graduação “Latu Sensu” em Engenharia de Avaliações e Perícias e em cursos de especialização ministrados para entidades e órgãos públicos. Atuação como consultora avaliadora e assistente técnica em processos judiciais de desapropriação, renovatórias e revisionais de aluguel, com vasto currículo em avaliações judiciais e extrajudiciais. Co-autora do capitulo “Métodos Científicos e a Engenharia de Avaliações (com ênfase em inferência estatística) do Livro – Engenharia de Avaliações publicado pelo IBAPE/SP, 1ª e 2ª. Edições.

Local: Plenário do CREA/PB Av.Dom Pedro 1.809 Centro João Pessoa/PB

*LEVAR NOTEBOOK

29/05/2019

                      Quarta-feira – 18:30h às 22:00h

30/05/2019

                      Quinta-feira –   08:30h às 18:00h

31/05/2019

                      Sexta-feira –     08:30h às 16:30h

 

PÚBLICO ALVO

Capacitar profissionais graduados ou estudantes de Engenharia e Arquitetura

                                                                                                     OBJETIVO

O curso tem por objetivo apresentar conceitos aplicáveis à Avaliação de Imóveis Urbanos e elaborar Laudos de Avaliação pelo Método Comparativo Direito utilizando Tratamento Científico (Inferência Estatística) com ajustamentos de modelos de Regressão Linear Múltipla.

 

INVESTIMENTO

R$ 600,00

* Esse valor poderá ser parcelado em até  06 (seis) vezes nos cartões ou em 02 (duas) vezes por depósito bancário ou transferência, nesta modalidade, não podendo a última data de pagamento ultrapassar o dia do curso.

 

VAGAS LIMITADAS: 25 PARTICIPANTES

 

Inscrições na sede do IBAPE/PB ou por e-mail

 

Av. Presidente Epitácio Pessoa, 1251- Empresarial Epitácio Pessoa – Sala 609 – 6º andar – Bairro dos Estados – Cep.: 58030-001 – João Pessoa/PB

E-mail: ibapepb.org@gmail.com

Telefone: (83) 32416675  Whatsapp (83) 999418640 / Horário de funcionamento: 13:30 às 17:30

 

 

Conteúdo Programático

Metodologia: O curso aborda o tema progressivamente com apresentação de exemplos de modelagem estatística no software específico (Sisdea), voltado à análise dos resultados atendendo as Normas de Imóveis Urbanos ABNT NBR 14653

 

1)    O método comparativo direto na avalição de imóveis urbano utilizando tratamento científico (Inferência Estatística)  através de ajustamentos de modelos de Regressão Linear Múltipla.

Apresentação de Graus de Fundamentação e Graus de Precisão em conformidade com exigências e recomendações da Norma de Avaliação de Imóveis Urbanos ABNT NBR 14653- Parte 2.

 

2)    Pesquisa de Mercado e Método Comparativo Direto.

Critérios para selecionar elementos do Mercado imobiliário para uso do método comparativo direto.

 

3)    Como Incorporar Variáveis no Modelo.

Variável Dependente e Variáveis Independentes

Variáveis quantitativas e quantificação de atributos qualitativos.

 

4)    O modelo de Regressão Linear

Conceitos de Modelo.

Relação entre Variáveis: Medida de Variação na Regressão e na Correlação.

Método dos mínimos quadrados; coeficientes de correlação, determinação (r²) e determinação

ajustado.

 

5)    Testes de Hipóteses

Teste de significância das variáveis importantes ( significância dos parâmetros/regressores – Teste de t de Student).

Teste de significância do modelo (Teste F- de Fischer- Snedecoor)

 

6)    Análise dos Pressupostos Básicos do Modelo

Colineariedade/Multicolineariedade entre variáveis explicativas.

Variância Constante (homocedasticidade)

Normalidade dos resíduos

 

7)    Observações atípicas

Identificação de elementos discrepantes (outliers) e/ou observações influenciantes (distancia de Cook) no modelo da regressão.

 

8)    Intervalo de Confiança e Campo de Arbítrio.

Intervalo de Confiança e graus de precisão de acordo com a NBR-14635-2; Critérios para utilizar o Campo de Arbítrio.

 

9)    Extrapolações

Quando é permitido extrapolações na previsão de Valores

 

10)    Enquadramento de Laudos de Avaliação nos Graus de Fundamentação e de Precisão, em    conformidade com as exigências da ABNT NBR 14653.

Graus de fundamentação e de precisão; Graus de fundamentação (caracterização do imóvel avaliando, coleta de dados (quantidade mínima), identificação dos dados de mercado, extrapolação, níveis de significância dos regressores e modelo); Graus de precisão (amplitude do intervalo de confiança em torno do valor central da estimativa); campo arbítrio.

 

11)    APLICABILIDADE

O aprendizado da Regressão Linear Múltipla é apresentado através de exemplos do mercado imobiliário e análise de resultados com uso do SisDea. O Sisdea é um software específico para avaliações de Imóveis Urbanos – ABNT NBR 14653 (Partes 1 e 2).

Notas: a) As normas brasileiras são pautadas por conceitos estatísticos gerais e de conhecimento universal, porém apresentam procedimentos específicos para viabilizar modelagem de marcado imobiliário.

b) A licença de uso do programa será fornecida antecipadamente e restinge-se ao período de realização do curso. Os interessados em continuar utilixando o software terão que adquirir a licença de uso definitiva junto à empresa Pelli Sistemas Engenharia (http://www.pellisistemas.com).

Sem Comentários